terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Adotei meu gatinho, e agora?

Você tava doida pra ter um gatinho de estimação. Daí, um belo dia, você está indo trabalhar e encontra um bolinha de pelos na rua, com fome, cheio de pulgas, e carente de afeto. Essa foi mais ou menos a história desse carinha aqui:
Olha aqui Piolho!
Nessa fotinha que ele tá fazendo pose, não dá pra ver que ele estava cheio de bichinhos e muito carente de atenção e cuidados. Como pra mim, filhotes fazem parte da rotina, não tive muitas dificuldades em cuidar desse pequeno presente que nós ganhamos.



Primeiro:
Se você puder, leve o pequeno gatinho pra um veterinário fazer um check-up geral, pra ter um diagnóstico de qual é a idade dele, qual é o nível de desnutrição, se ele tem sarna ou doenças de pele que podem contaminar você e sua família, e etc.

Como nem sempre isso é possível (foi esse o nosso caso), leve o gatinho pra casa, e alimente-o com o que você tiver, pois nesse primeiro momento ele deve estar com muita fome.
Depois que ele estiver alimentado, ou pelo menos ou pouco menos faminto, dê uma olhada por debaixo dos pelos, e veja se há bichinhos correndo pelo corpinho. São pulgas. Dificilmente um gato que esteve na rua sabe se lá quanto tempo, não tem pulgas. Isso é um indício de que ele está com vermes também, principalmente se a barriguinha dele parecer desproporcional com relação ao seu tamanho.
Minha vó, gateira que nem eu, (na verdade eu sou gateira que nem ela, né?!) me deu uma dica caseira, que deu certo nos filhotes que tratei assim.
Gostaria de lembrar que é uma dica caseira, de maneira alguma substitui a visita ao veterinário, ou a vermifugação, é só um alívio temporário para o seu gatinho.

- um saquinho de cravo da índia
- 500 ml de água.
Coloque o cravo da índia na água ainda fria. Deixe ferver. Depois de esfriar um pouco, passe esse 'chá' com um algodão bem umidecido no pelo e em baixo dos pelos.


Pelas experiências que eu já tive, as pulgas somem do mapa em menos de dois dias. O ideal é fazer esse "banho" pelo menos duas vezes por dia. E não tem problema se ele lamber, é só cravo com água.












Segundo:
Tá.. qualquer coisa não vai.. =P
Vá até um pet shop, ou casa de rações como chamamos aqui na minha cidade, e procure uma ração para filhotes. Para os meus filhotes, eu costumava dar Golden Filhotes,Wiskas Filhotes. Essas rações são mais caras que as outras, você poderá conferir, mas têm uma concentração de vitaminas e nutrientes maior para os pequenos felinos em desenvolvimento, por isso o preço mais salgado.
Caso você tenha outros animais, ou mesmo outros gatos em casa, procure alimentá-los em lugares diferentes para que um não coma a comida do outro.
Na minha casa isso nunca deu muito certo, então a alternativa foi misturar tudo no potão de ração e todo mundo come a comida de todo mundo. Assim todo mundo fica bem alimentado, e tem a oportunidade de partilhar a hora da refeição.



Terceiro :
Seu gatinho além de bolinhas e ratinhos de lã, vai precisar de uma dose de cuidado com a saúde. Provavelmente ele está com vermes e pulgas, lembra? Então, quando for ao veterinário ele vai te instruir de como proceder com relação à isso. Já adianto que se ele for muito novinho, os veterinários costumam indicar o Frontline Spray, pois ele é menos agressivo aos filhotes. Mas existem outras opções, de diversas aplicações e valores. Para os adultos, eu pessoalmente indico o Frontline Plus.

As vacinas, também são importantes:
60 dias de idade - Vacina quintupla 1ª dose
90 dias de idade - Vacina quintupla 2ª dose
120 dias de idade - Vacina quintupla 3ª dose
7 dias após a aplicação da 3ª dose - Vacina Anti-Rábica

Claro que o veterinário vai te dizer quais são as vacinas indicadas para o seu gatinho, mas fica aí a dica.

Essa foto  foi tirada recentemente, agora o nosso Piolhinho tá super lindo, e muito, mas muito sapeca mesmo.. =)
"Me larga mãe, num aguento mais tanta foto.." =)

Um comentário:

Fabio Cunha disse...

E qual a quantidade media de ração para um filhotinho de 200g?

Postar um comentário