quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Caixinha de areia, dicas de como adaptar os filhotes, qual areia usar e tudo mais.

"Se eu cavar bem fundo, onde será que eu chego?"
Gatos são animais muito limpos. Eles vivem tomando banho, e normalmente, não fazem suas necessidades em qualquer lugar.


Pra quem tem dúvidas de como adaptar seu novo peludinho à caixinha da areia, aqui vão algumas dicas:








Coloque-o em contato com a caixa de areia o quanto antes:
Se você tem um gato filhote, compre uma caixinha de areia mais rasa, para que ele não fique com medo por causa da altura, ou coisa do tipo.
Caso ele já tenha feito "caca" em algum lugar da casa, encontre-a e coloque-a dentro da caixinha de areia. Pegue o seu filhote e passe o fucinho dele na "caca" para mostrar pra ele que é ali que ele tem fazer da próxima vez. Faça isso quantas vezes for necessário, até que ele entenda que é ali o lugar certo.
Normalmente, depois da primeira vez eles já procuram a caixinha sozinhos, mas não perca a paciência com ele, ele é só um filhote.

Qual a melhor areia?
Por experiência própria, posso dizer que a areia convencional (de construção, mesmo), tem o mesmo efeito da areia higiênica. No entanto, no mercado há uma infinidade de variedades desse tipo de produto. Tem aquelas que amenizam o cheiro, aquelas que tem os grânulos maiores, enfim, para todos os gostos e bolsos.
Atualmente usamos a areia higiênica em casa, pois ela minimiza um pouco o odor. Da última vez que usei, comprei essa aqui ela tem os grânulos um pouco mais grossos, e minimiza um pouco o "cheirinho".

Gatos gostam de sossego:
Gatos por instinto, procuram lugares escondidos e tranqüilos para evacuar. Por isso inventaram
esses "banheiros" que dão mais privacidade aos nossos gatos, e são mais higiênicos na hora de limpar.




Esses banheiros têm um filtro de carbono que neutraliza o odor das fezes e do xixi.










Se o seu gato é adulto, e anda meio rebelde... aí tem coisa, viu?!
Se o seu gato está rebelde, fazendo xixi nas coisas, então provavelmente está na hora de castrá-lo. A castração pode ser feita à partir dos 4 meses de vida de machos e fêmeas. Os machos fazem isso para marcar território, mesmo depois de castrado pode ser que durante um tempo ele ainda continue fazendo pipi nas coisas, mas com o tempo passa.
"ops, acho que me confundi aqui !"


Manutenção da caixa de areia, ou banheiro do seu gatinho:
Lá em casa, a gente tem que manter a caixinha de areia deles sempre limpa, se tiver alguma sujeira eles já começam a "reclamar" e quase sempre fazem fora da caixa, no chão mesmo. Pode ser que o seu gato ou gata seja assim também, então quando você encontrar alguma coisa fora da caixa de areia, dê uma olhada nela pois pode estar precisando de uma troca.
A areia higiênica, forma pedras de xixi e envolve as fezes, para facilitar a limpeza. Normalmente, é recomendado a limpeza diária dessas pedrinhas, e a troca do conteúdo da caixa de areia semanalmente. Lá em casa isso não funciona, a final de contas, eles são em 7, mesmo com 3 caixinhas de areia, tenho que trocar tudo todo dia.

Um comentário:

Conta B disse...

Você deve ter uma caixinha de areia a mais que o numero de gatos. Se tiver 1 gato, 2 caixas, 3 gatos, 4 caixas e assim por diante... Segundo Jackson Galaxy, pelo menos....

Postar um comentário