terça-feira, 4 de janeiro de 2011

As melhores rações para o seu gato!

Uma alimentação saudável é importante pra você, e pro seu gatinho também!!
Hoje no mercado brasileiro, existem algumas opções de rações feitas com ingredientes orgânicos e selecionados especialmente para a saúde do seu gato.
"Que delícia!!" =P
Gatos castrados:
Gatos castrados tendem a ganhar peso mais rápido, porque ficam mais em casa, não fazem mais tanto exercício, ficam mais tranquilos mesmo. Por isso, é necessário tomar cuidado com a quantidade e a qualidade da ração, para não deixar seu gato gordinho de mais.
A tabela abaixo dá uma idéia da quantidade de ração recomendada de acordo com o peso do seu gato:
Algumas pessoas dizem (não posso garantir se é verdade), que a gordura da ração ajuda a manter o pelo bonito, mas em todo caso, é melhor tomar cuidado com a quantidade.
Essa tabela eu tirei do site da Guabi, que é uma fabricante de ração do Brasil, e entre várias marcas, tem uma linha que se chama Natural, que é uma linha de ração Super Premium, feita com ingredientes selecionados, e tudo mais.
Nesse site, inclusive, tem umas dicas muito legais, vale a pena dar uma olhada.

Filhotes:
Para os gatos filhotes, é importante reforçar a dose de vitaminas para que ele possa crescer mais forte e saudável. 
"Eba! Hora do mamá!" =)
No mercado, há uma infinidade de rações específicas para filhotes. Uma boa referência, é a Golden Filhotes, muito boa, com um preço acessível, e ótima aceitação pelos meus gatos.
Uma outra dica, é a  Hill's Science Diet Feline Growth, que é uma ração Super Premium, ótima no suplemento de vitaminas para o crescimento saudável dos filhotes (mas pelo preço, só pra quem tem um ou dois gatinhos no máximo).


Gatos maduros:
Se o seu gatinho tem mais de 9 ou 10 anos, ele precisa de cuidados especiais. É importante ter uma ração adequada para cada fase da vida dele, tanto na "juventude" quanto na "velhice".

"Prefiro uma coisa mais leve.."
Algumas opções pra esses gatos, são a Mature 27, da Royal Canin, a Sensible 33, também da Royal, e a Hill's Science Diet FelineSenior, da Hill's. O preço pode parecer alto, mas vale o carinho com o seu bichano.





























14 comentários:

Unknown disse...

Gatos ganham peso não porque estão 'em casa' e os gatos magros não são magros porque 'tem acesso a rua'. É puramente controle alimentar e todos os dias, brincar com seus animais (meia hora de exercicios).
E a castração não influencia também. Ambos são mitos.

A tabela de quantidade de ração por peso é variável por marcas não podendo haver uma tabela base, já que há influencia na composição do alimento.
Rações boas tem como seu primeiro elemento na tabela de composição a carne. O primeiro item da tabela é o principal ingrediente da ração, logo, rações que tem a base de cereais (milho, quirera, ossos, penas) não podem ser consideras rações boas, já que gatos são carnivoros e não necessitam de carboidrato. Estas, são rações medianas e não é ainda o ideal. É possível que grande parte da obesidade dos animais sejam causados pelas formulações que o animal está ingerindo (no caso, o principal elemento das rações medianas é sempre carboidrato).

Produtos carneos crus, devem ser congelados por 72h e só depois oferecer para que qualquer microorganismo morra.
Há determinadas especies de peixes que não devem ser oferecidos aos gatos, assim como muitos outros alimentos tóxicos aos felinos.

No caso de filhotes, eles não precisam de reforços e suplementos caso esteja oferencendo a alimentação adequada a idade do animal (filhotes tem um metabolismo mais 'rápido' e precisam de rações equilibradas a idade).
Rações superpremium (RC, Hills, ProPlan, Premier) contam com rações para determinadas idades sendo uma boa opção. São colocadas alem de 'especiais para a idade', incluindo a patabilidade para que ocorra o desmame. Estas rações tendem a agradar os faros exigentes.
Na alimentação por mamadeiras, é necessário que o animal fique em posição do ventre voltado para baixo, assim são alimentados pelas próprias mães. Evita que ocorra asfixia e regurgitação que possa passar para a via respiratória (pode ocorrer óbito).
Insisto que suplementação só deve ser feita com aval veterinário.

Uma ração de boa qualidade, com ingredientes com proteina animal de primeira que tenham um bom aproveitamento metabolico (carne e visceras) em toda a vida do animal, previne que tenham uma ótima 'velhice'.

Gatoteria disse...

Linachann, obrigada pelo seu comentário!

Com relação aos gatos castrados, todos os gatos castrados que tive até hoje(olha que não foram poucos, pelo menos 15) ganharam peso depois da castração, mantendo a mesma alimentação de sempre. Como não sou uma profissional da área veterinária, não posso atribuir o exato motivo do ganho de peso, mas fiz essa associação pois antes da castração não eram gordinhos.

Interessante você ter tocado no assunto da carne, pois em casa não consumimos carne, portanto, raramente oferecemos esse tipo de alimento aos nossos gatos. Procuramos sempre rações, como você disse, que tenham na composição esse ingrediente para suprir as necessidades de proteína animal.

Para os meus filhotes, sempre usei as rações específicas da idade, assim como comento no post. Quando me refiro ao reforço nas vitaminas e etc, me refiro à essas rações específicas para a idade, não à complementos vitamínicos, realmente não deixei isso muito claro.

Na verdade, o interessante é se manter sempre atualizado com o veterinário para saber qual é a alimentação mais indicada para o seu gato, pois pode ser que ele tenha uma necessidade específica.

Deco disse...

Gostaria apenas de avisar aos navegantes que, ao contrário do que grande parte das pessoas pensam (e os vets insistem em afirmar), não existe ração Super Premium no Brasil, nem para cães nem para gatos. E nem a Farmina que chegou agora com o conceito grain-free é super premium pois não possui carne como primeiro ingrediente, mas apenas farinha de carne, farinha de peixe etc. Ração Super Premium só nos EUA, Canadá, Europa e Ásia e é necessário importar...

Profª The disse...

A pro plan tem carne como primeiro ingrediente....ela não seria super premium?

Deco disse...

Bem, se você considerar farinha de subprodutos de frango como sendo carne, pode até ser. E desde quando gato digere quirera de arroz, farelo de glúten de milho, farinha de subprodutos de frango, milho integral moído? Leia mais em http://www.blog.villechamonix.com/2010/08/o-que-esta-dentro-da-racao-que-seu-cao.html Infelizmente o que ninguém sabe é que no Brasil não existe ração super premium. Aliás, existe sim. Mas existe porque as fabricantes estampam os dizeres em suas embalagens porque quem controla tudo é a ANFALPET. E é evidente que ela tem todo o interesse do mundo que os fabricantes de ração vendam o conceito super premium. Só que não existe um órgão isento e imparcial para fazer essa avaliação. O próprio Inmetro afirmou isso. Sugiro uma visita ao site Dog Food Analysis. Ele fala por si só. E os resultados se aplicam às rações para gatos também. Todas as rações vendidas no Brasil foram avaliadas com 1 estrela, numa escala de 1 a 6, sendo que uma delas (à venda em qualquer mercado e acho que nem preciso citar o nome), só ganhou 1 estrela porque não era possível dar 0 estrela. E lembrando que 1 estrela = não recomendado. Enfim, meus gatos comem e sempre comeram Orijen, uma ração quase desconhecida no Brasil, certamente porque as "super premium" não deixam que ninguém saiba. Já tirei as minhas conclusões. Basta comparar os rótulos..

Deco disse...

Em tempo: apenas para poupar trabalho, irei transcrever aqui o resultado da análise de uma das rações sugeridas como sendo super premium. Bem, vamos lá, lembrando que foram analisadas rações para cachorro mas o princípio é o mesmo e os ingredientes, em sua maioria, também são iguais:
Hill's Science Diet Puppy Growth Original Bites (http://migre.me/7DgIm) - Não recomendada - Insuficiência de ingredientes a base de carne; subprodutos; gorduras e produtos não identificados; grãos de baixa qualidade e outras fontes controversas;

Essa semana recebi mais um integrante da trupe felina, um Exótico Brown & White Tabby de 3 meses. Como ele é muito novinho, tive que comprar, totalmente contra minha vontade, a Royal Baby Cat porque ele ainda não consegue comer a Orijen. Fiquei impressionado com 3 coisas: (1), a ração brilha, tem uma cor vistosa, o que para mim é sinal de gordura; (2) nunca vi um filhote beber tanta água depois de comer, levando-me a concluir que a ração é muito salgada, o que é péssimo para os rins e (3) fezes enormes e com cheiro fortíssimo e muito desagradável, sinal de que pouco, ou quase nada do que ele come é aproveitado pelo organismo. Os meus outros dois adultos - Exótico e Bengal - fazem fezes super pequenas e com quase nenhum cheiro e nunca vi beberem água logo após comerem.
Talvez por isso essas rações (Royal, Hills e etc) sejam as recomendadas pelos veterinários... por que será?

Lia disse...

A raçao ORIJEN, sofreu um recall em 2008, depois que vários gatos sofreram paralisia e tiveram que ser eutanisiados, na Austrália (procurem na internet).
As rações brasileiras, podem não ser exepcionais, mas nunca sofreram nenhum recall, como aconteceu nos EUA e continua acontecendo, pelo mundo afora.

mah disse...

Não achou estranho o fato da ração Orijen que é fabricada exclusivamente no Canada ter sofrido recall exclusivamente na Austrália? Além disso, após analise (só procurar na internet) foi concluido que o problema que causou a morte de 4 gatinhos não foi a ração e sim a irradiação muito acima do normal a que foram submetidas as rações que entravam na Australia. Quanto as rações brasileiras, realmente, elas não tem nada de expecionais, é só fazer uma rapida pesquisa sobre os ingredientes da composição de cada uma. =) Se os fabricantes aqui sequer se preocupam com a composição basica,acha que iriam se preocupar com recall? Fora que as importadas que encontramos aqui sofreram recall também, mas muitooo mais graves, como a Royal canin por exemplo. Mas não precisa ir longe, é só checar o trabalho que dá trocar um pacote de ração quando esse comprovadamente fez mal ao seu filhote. Sites como o reclameaqui.com estão cheios de relatos sobre isso.

Enfim, sua iniciativa nesse post foi mto boa e creio que todos querem o que há de melhor para os seus felinos e para isso,troca de informações e uma boa pesquisa creio que seja bem vinda não é?

Gatoteria disse...

Isso mesmo Mah, acho super válido trocarmos informações sobre a saúde dos nossos bichanos! =D

Lia disse...

Tenho 6 gatos e já morei nos EUA, na época em que só tinha a minha gata mais velha. Lá (como aqui), também fazem muita porcaria. Testei várias rações com a minha gatinha e a que ela mais se adaptou foi a Proplan.
A Proplan, tem carne de frango fresca como primeiro ingrediente, e a segunda fonte de proteína animal, é a farinha de subprodutos de frango.
Não acho nada de errado em se utilizar subprodutos nas rações animais, desde que não sejam penas, bicos, unhas e ossos.
As rações superpremium, utilizam vísceras (uma excelente fonte de proteína) e não utilizam os subprodutos acima citados.
Como a carne de frango no Brasil é barata (ao contrário do exterior), acredito que não haja motivo para questionar o valor nutricional das rações brasileiras.
Eu adotei recentemente um filhotinho de um mês, que está comento a Golden Filhotes (a linha Premium da Premier) e as fezes estão durinhas, pequenas e quase sem cheiro.
Como vivi no exterior, posso afirmar que nem tudo que é fabricado lá, em termos de ração animal, é tão "excelente", assim.

Lia disse...

Quanto às trocas de rações, nesses 12 anos que tenho gatos, nunca tive nenhum problema em relação à trocas, tanto da parte da Royal Canin, como da Purina ou da Premier. Todas os fabricantes foram solícitos e cumpriram o prometido, de devolver o dinheiro ou efetuar a troca do produto.

Marta disse...

Alguém sabe onde são feitos os saches da Royal Canin - o meu catinho adora aquela cor laranja, que diz que é para melhorar o pelo - mas parece ser de frango ou aves, o que ele adora... Ele não gosta da vermelhinha porque parece ser de carne... O duro é que ele só come tipo um terço do sachê - já tentei deixar metade na geladeira, mas depois que abre, ele não come mais se guardar - bichinho mimado é fogo... ;-) Dou pra ele também a Sterilized 37 porque ele teve infecção urinária - ele gosta, mas é do tio que come pouco... Alguém sabe onde essas rações da Royal Canin são fabricadas - aqui ou na França ou Europa em que lugar??

Unknown disse...

Tenho um persa de 3 mes é o segundo mes que compro a royal cannin pra ele pois falarao que era a melhoe do mercado mas isso que vc falou da agua é verdade ele toma muita agua achei que isso era bom mas agora que vc falou isso nao sei se essa royal é boa o pior que ela tb nao é barata

Michelle disse...

A minha gata sempre foi magra, inclusive depois de castrada. Ela não tem acesso à rua, faço criação indoor, mas mesmo dentro de casa ela é super brincalhona e está sempre correndo de um lado para o outro. Dou ração Premium em quantidade que ela deseja, e mesmo assim o peso não aumenta. Ela pesa em torno de 2,5 kg, porte pequeno.
Gostaria de vê-la mais gordinha, mas acredito que seja o biotipo dela mesmo.

Postar um comentário