terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ANGORÁ TURCO

Angorá Turco bebê e sua mamãe!
História:
Não se tem uma data exata de quando o Angorá Turco tenha surgido em seu país de origem, mas na Europa passou a ser conhecido no início do século 16, inicialmente na França. Após o período Vitoriano (1837-1901), na Inglaterra, quase desapareceu. Nos EUA, chegou em 1954.
Porte:
Médio

Origem:
Turquia





Curiosidades:
Nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, Mingau, o gato da Magali, é um exemplar Angorá.

Características:
Uma das raças mais antigas do mundo, o Angorá surgiu na região de Ankara, na Turquia central, onde ainda é considerado um tesouro nacional. Brincalhão, dócil e amistoso, gosta de escalar pontos altos para observar seus donos.
Apesar de não ser muito inteligente, é facilmente adaptável a qualquer ambiente. Mas é preciso ter cuidado ao colocá-lo em contato com outros animais por causa de sua natureza temperamental.
São aceitos nas cores tradicionais branca e laranja e, também, em cores que não demonstram o cruzamento com gatos siameses.
Os Angorás brancos de olhos azuis, geralmente, são surdos. Se houver cruzamento com gatos de outras cores, essa incidência diminui significamente.


Angorá Turco adulto
 Cuidados Básicos:
Como toda raça de pêlos longos, o Angorá Turco necessita de escovação regular e atenção redobrada com o excesso de queda deles.
Entre os filhotes, há incidências de ataxia, doença hereditária recessiva que prejudica a coordenação motora e seu desenvolvimento, ocasionando morte prematura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário