sábado, 22 de janeiro de 2011

Que calor!! No Pet Shop, ou em casa, vamos refrescar nossos peludinhos!

Nos últimos dias, o calor tem castigado bastante o interior de São Paulo, aonde moramos. Imagine nossos gatos, peludos que são, como devem sofrer!
Andando na rua, reconheço alguns pets antes peludos, agora bem tosadinhos para não sofrer tanto com esse calor. Pensando no bem estar de seu gato, você resolve dar um banho nele em casa mesmo, então, fique atento à algumas dicas:
Gato tomando banho com seu dono (assustado, tadinhoo!!)

Banho em casa:
Primeiro, você precisa escolher um Shampoo adequado para o seu gato. No mercado existem muitas opções, de todos os preços, e tudo mais. A aplicação do Shampoo deve ser feita conforme a indicação do fabricante.
Além do Shampoo, algumas pessoas gostam de passar Condicionadores para deixar a pelagem mais bonita, eu particularmente uso só de vez em quando.
Na hora de escolher o Shampoo, dê preferência aos produtos sem cheiro. As fragrâncias muito fortes podem irritar seu gato.
Água:

É extremamente importante, checar a temperatura da água antes de começar o banho, pois se a água estiver muito quente ou muito fria, provavelmente seu gato vai assimilar aquela situação à uma coisa ruim, e vai encrencar no próximo banho. Algumas pessoas, tem o costume de colocar uma meia na cabeça do gato, para que ele não morda, ou coisa do tipo. Eu não indicaria esse tipo de artifício pois também pode traumatizar seu gato, e além disso, eles não gostam de se sentir presos.
 Gatos normalmente, não são muito chegados em água, por isso, é importante criar um clima em que ele se sinta confortável, para o contato dele com água.

Pense bem antes de dar banho no seu gato no chuveiro,pois a maioria dos chuveiros faz barulho, e esse barulho pode assustar seu gato, traumatizando-o, da mesma forma que os outros fatores.

Claro que existem algumas exeções de gatos que gostam de água, tipo esse gato que achei no YouTube, muito engraçado...
Banho no Pet Shop:
A experiência que vou contar agora, aconteceu com um gato que eu tive há um tempinho, que eu acredito que tenham roubado de mim =/. O nome dele é Mozart, ele é uma mistura de Persa, e gatos de rua.
O Mozart, já estava acostumado a tomar banho em casa, até gostava da brincadeira, mas um belo dia, resolvi levá-lo no Pet Shop para dar uma caprichada, e tudo mais. No dia seguinte do banho no Pet Shop, percebi que o seu ânus estava muito inchado e vermelho, e também notei que ele ainda não tinha defecado. Levamos Mozart ao veterinário, e o veterinário me disse que aquele inchaço se devia à uma prática feita nos Pet Shops com gatos e cachorros para diminuir o "odor" dos animais.
O que ocorre, é que bem próximo ao ânus, existe uma glândula que acumula um líquido que cheira mal, e nos Pet Shops, fazem a drenagem dessa glândula.
Essa glândula,pelo que andei pesquisando, é responsável por uma espécie de identificação dos animais entre eles, por isso tem um cheirinho particular.
O procedimento de esvaziar as bolsas que se formam com o líquido fedido, é normal e muito usado em Pet Shops, mas no meu Mozart fizeram errado, além dele sentir muita dor, ficou um tempo sem poder evacuar, e ainda tive que administrar uma pomada e alguns remédios para previnir uma inflamação maior.
O que quero dizer é: procurem saber direitinho o que estão fazendo com seu bichinho no Pet Shop, peça para ver os produtos que serão aplicados neles, e se possível, fique olhando até você poder levar seu pequeno pra casa.

3 comentários:

Nina disse...

Olá tenho uma gata. E nao consigo dar banho nela pois ela fica miando muito e se segurando á minha camisola... o que e que eu posso fazer para que ela perca esse medo a agua?

Gatoteria disse...

Oi Nina! obrigada pela visita!
Pela minha experiência,o fato da sua gatinha ficar miando é normal, pois a situação do banho deve despertar certa insegurança nela.
Por isso tem que ter paciência, sempre checar a temperatura da água para não molhá-la com água nem muito quente, nem muito fria.
Outra coisa importante, é evitar lugares muito barulhentos, se for dar banho no banheiro, procure deixar o chuveiro desligado, colocando a água em uma bacia.
Evitar o estresse na gatinha o máximo possível, para que ele não associe aquela situação à uma coisa ruim.
No mais, ela vai se acostumar a tomar banho com o tempo mesmo, no começo vai ser difícil, mas depois ela se acostuma e pode ser que até goste de se refrescar de vez em quando!

Abraços!

Edinaldo disse...

Nesse calorzão que tem feito, pode deixar o gato molhado (se secar sozinho) ou usar o secador? Obrigado!

Postar um comentário