sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Quanto pelo!! Saiba o que fazer para minimizar a queda de pelo do seu gato.

Seu gato é lindo, todo peludinho,fofinho... mas toda vez que você o pega no colo pra fazer um carinho, pronto, tem que trocar de roupa porque a sua já está dominada de pelos. Sei bem como é... Vamos ver algumas dicas de como minimizar a queda de pelo do seu gato, para que você possa agarrá-lo sem medo!
Que abraço gostoso!!

Existem vários motivos para o pelo do seu gatinho cair. Vamos aos mais comuns:

Falta de escovação:
Embora seu gato tome banho pelo menos 10 vezes por dia, ele não consegue eliminar todos os pelos mortos em seu corpo. Portanto, se você encontra bolas de pelo pela casa, a solução é penteá-lo pelo menos uma vez por semana. Essa recomendação vale para gatos de pelo longo, semi-longo, e curto. Além de retirar os pelos mortos, ainda faz um carinho que eles adoram.


Má alimentação:
Uma ração de má qualidade, ou uma alimentação inapropriada para seu gato, também pode contribuir para que seu pelo além de ficar feio, caia muito mais. O melhor sempre, é apostar em rações com nutrientes balanceados e ingredientes selecionados, para que seu gato além de uma pelagem bonita, tenha uma vida mais saudável. Gatos obesos, também tem dificuldade em cuidar de sua própria higiene por causa da barriga mesmo, tá aí mais um motivo para prestar atenção na alimentação.



Stress:
"Ai que dor de cabeça!"
Pode ser que seu gato esteja "estressado". Alguns animais, cães, gatos e afins, podem apresentar uma queda excessiva de pelos quando são subetidos a alguma situação estressante, como por exemplo, a morte de algum de seus donos, ou a chegada de um novo integrante da família(animal ou não), ou qualquer situação que fuja daquilo que ele já estava acostumado. Nesse caso, o jeito é esperar o bichano se acostumar com a nova realidade e claro, dar à ele muita atenção e carinho.


Doenças:
Doenças como insuficiência renal crônica, doenças endócrinas, alérgicas ou parasitárias, também apresentam além de outros sintomas, a queda excessiva de pelos. Por isso, é sempre bom estar em dia com as visitas ao veterinário.

No mais, mesmo que você esteja em dia com a saúde física e emocional do seu gato, é normal encontrar um pelo ou outro pela casa, pois eles sempre precisam trocar a pelagem naturalmente. Um fator importante para determinar a intensidade dessa troca, é o número de horas que seu gato fica exposto a luz, normalmente gatos que ficam mais tempo expostos à luz solar, tem a troca de pelo mais intensa na primavera e no outono, já os gatos que vivem em ambientes fechados, trocam de pelo o ano todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário